Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Manténgase en el interior de todas las novedades Imepel

Linha

Evite falhas prematura no rolo e tenha uma operação mais segura.

 

Existem muitas razões para que um rolo possa falhar no transportador, mas a inspeção regular e a manutenção preventiva planejada são muito mais eficientes e mais econômicas do que o tempo de inatividade em um possível colapso do sistema.

 

A manutenção do equipamento inclui os cuidados adequados da correia, bem como a inspeção contínua dos tambores, regulagem dos raspadores e constante manutenção dos rolos.

A falha prematura do rolo no transportador pode ser causado por rolos especificados incorretamente, ou quando estão sujeitas às más condições de operação e conservação, causando o travamento do rolo, preso ou enterrado sob o material fugitivo que caiu no retorno da correia. 

 

Desempenho dos componentes do transportador

O atrito entre um rolo travado e a correia, desgasta o tubo, criando bordas afiadas podendo até rasgar a correia, reduzindo sua vida útil.

A substituição de rolos travados é vital para o sistema, pois operar com rolos emperrados eleva a tensão no motor de acionamento do transportador e aumenta o desgaste do ativo mais caro no equipamento, a correia, se não for detectado precocemente.

 

Risco de incêndio iminente

Um rolo travado é causa comum de princípio de incêndio em alguns setores, como operações de grãos, carvão e até fertilizantes, devido ao atrito entre o rolo e a correia de borracha.

 

Um problema de ergonomia

Uma série de problemas de riscos de segurança pessoal são apresentados ao substituir rolos com falha, como trabalhar em altura, trabalhar em áreas expostas ou em espaços confinados, como pontos de transferência (exigindo treinamentos e cuidados adicionais). Para remover um rolo do transportador, o contrapeso deve ser aliviado e a correia deslocada para abrir espaço para a troca, normalmente a correia é deslocada ou levantada com alavancas, o que aumenta os riscos ergonômicos. Para garantir uma troca segura e livre de acidentes com afastamento a sugestão é instalar o sistema de elevação de correia WinBelt em toda a extensão do transportador facilitando a manutenção com mais segurança e agilidade.

 

Garantindo a melhor performance

Para garantir a máxima performance dos rolos no transportador, uma correia transportadora deve manter o alinhamento correto. Além disso, as condições de operação devem ser as mais limpas possíveis. Os sistemas de limpeza com raspadores e rolos helicoidais devem ser instalados para um sistema autolimpantes que reduz a sujeira no retorno da correia.

Eventualmente, os rolos precisarão ser substituídos, estando limitados à vida útil do rolamento. Para combater a dificuldade e o tempo gasto na troca de um rolo em áreas com espaço confinado, os cavaletes devem ser substituídos por suporte retráteis (cavalete de troca fácil), isso reduz o esforço necessário para troca, trazendo o rolo para fora da linha da correia facilitando a substituição.

 

Para uma avaliação completa de seu equipamento, converse com um de nossos especialistas em transportadores contínuo e obtenha um diagnóstico preciso da real situação dimensional dos componentes.

 

Clique neste botão para conversar agora com um especialista em tranportador:

 

Galeria:

< Voltar