IMEPEL inova com método de organização interna que otimiza fabricação dos produtos
Gerente Industrial Júlio Cota comenta acerca do Lean Manufacturing para os colaboradores. Foto: Imepel
Em parceria com SENAI-SC e colaboradores internos, a IMEPEL realizou em 2020 a análise e implantação gradativa do Lean Manufacturing, com o objetivo de maximizar o desempenho na produção, ao anular o tempo desperdiçado, evitando o desconforto dos atrasos nos pedidos.
“Por ser uma empresa que se preocupa com a qualidade dos produtos e processamentos, optamos por aderir um sistema que pudesse melhorar e facilitar o dia a dia na produção. O processo de implementação do Lean Manufacturing tem sido gradativo, na intenção de satisfazer as necessidades da IMEPEL, o que tem mostrado com o passar dos dias, ter sido a escolha e o momento certo”, comenta Júlio Cota, Gerente Industrial.
Júlio Cota apresenta placa com os nomes dos participantes e colaboradores no projeto. Foto: Imepel
Sobre operação industrial havia a necessidade de padronização e organização dos processos, de forma que desperdícios fossem evidenciados para que pudessem ser tratados.
Para a implementação do projeto foi elaborado um cronograma que iniciou com o roteiro de visitação em empresas com case de sucesso, sucedido de intensas horas de estudo e planejamento. O roteiro de implementação foi realizado de julho a novembro de 2020, organizado com pessoas chaves para a compreensão do Lean Manufacturing foi concluído com êxito, após quatro meses.
Consultora Joana Dal Pont do SENAI-SC participa da implantação do Lean Manufacturing. Foto: Imepel
Participantes:
Coordenação
Fabricio Mendes – Coordenador de Manutenção e MEP
Lucas Viana Canarin – Coordenador de Produção – Tambor
Claudio Martins – Analista de Métodos e Processos
Participação
Amarildo Costa – Torneiro Mecânico
Antonio Bressan Inácio – Coordenador de Produção – Rolo
Edson Lumertz Torette – Torneiro Mecânico
Fabiano Eliseu – Torneiro Mecânico
Felipe Frutuoso Fernandes – Soldador
Guilherme Cechinel Generoso – Supervisor de Produção
Gustavo Farias Arena – Caldeireiro Soldador
João Carlos Feliciano – Operador de Produção
Jonathan Frezza – Analista de Métodos e Processos
Julio Cesar Santa Helena – Analista de Desenvolvimento
Julio Gabriel Spiering – Analista de Métodos e Processos
Marcelo Francisco Spillere – Torneiro Mecânico
Ricardo Berti – Coordenador de Planejamento
Sandro Vitorete – Supervisor de Produção – Cavalete
Thaynara Said – Analista de Recursos Humanos
Consultoria
Joana Dal Pont - SENAI
O roteiro de implementação foi realizado de julho a novembro de 2020. Foto: Imepel
Sobre o Lean Manufacturing
O Lean Manufacturing é uma metodologia oriental que visa aprimorar a organização dos processos que beneficia todos os envolvimentos na produção e organização na empresa.
Por ser um método ágil e prático, foi escolhido pela IMEPEL para otimizar sua produção e organização interna, minimizando desperdícios.
Para o aperfeiçoamento da implementação do projeto, foi de suma importância a participação dos vários colaboradores para juntos realizarem um diagnóstico preciso do que necessita ser aperfeiçoado, incluído ou modificado.
O diagnóstico do projeto Lean Manufacturing na empresa tem como base a eliminação de sete princípios: produção em excesso, espera, processamento desnecessário, estoque, movimentação, retrabalhos e o intelectual.
Colaboradores do setor de Métodos e Processos apresentando os resultados do programa Lean Manufacturing. Foto: Imepel
IMEPEL
Mais de 25 anos como referência em soluções para o setor de manutenção industrial, a IMEPEL é a maior fabricante de componentes para transportadores contínuos na América do Sul, presente nos principais segmentos para o mercado americano.
A IMEPEL conta com três unidades. Sendo a matriz, localizada em Santa Catarina, Filial I em São Luís no Maranhão, ambas no Brasil, e outra unidade em Antofagasta, no Chile.