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Linha

Winbelt - Elevador de Correia

Winbelt foi desenvolvido pela Imepel visando a segurança dos operadores nas atividades de elevação de correias transportadoras, tendo como resultado a otimização de tempos e de recursos para a substituição de rolos ou manutenção de equipamentos como balanças.
Focado na segurança e na ergonomia, transforma a troca dos rolos e cavaletes numa atividade ágil e segura.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

É composto, basicamente, por quatro partes: torre motora, torre movida, união central fixa e viga central de elevação, projetado para operar de forma segura, sob as mais severas condições de trabalho. O tempo de içamento é de aproximadamente 1 minuto, a carga aplicada sobre ele pode ser de até 2,6 toneladas, e com apenas um aparelho, deixa livre aproximadamente 24 cavaletes com cerca 72 rolos.

Durante o processo de manutenção dos transportadores contínuos, o WinBelt será movimentado no sentido vertical, liberando a correia do contato com rolos adjacentes. Abaixo as principais características do suporte:

  • A fixação das sapatas à estrutura do TC (Transportador Contínuo) / TCLD (Transportador Contínuo de Longa Distância) deve ser realizada com parafusos M16-Classe 8.8 ou superior.

  • O sistema de elevação possui trava mecânica, para garantir a posição elevada da carga.

  • O suporte foi projetado para ser montado entre cavaletes, atuando como elevador da correia enquanto essa está vazia.

  • O sistema foi projetado para elevar a correia sem a necessidade de alívio da massa de contrapeso do transportador, desde que sejam respeitados os parâmetros operacionais.

  • A viga central do suporte de elevação, responsável por transmitir o esforço do suporte à correia, conta com seis rolos especiais, com o objetivo de neutralizar os vetores de carga horizontais, evitando assim que o sistema seja sobrecarregado no sentido longitudinal do transportador. Os rolos adicionados à viga central do suporte de elevação, não foram projetados para operar como parte do sistema de transporte da correia, devendo estes permanecer fora de contato com a correia durante a operação normal de transporte do material.

  • Como forma de prevenir eventuais vazamentos do fluido lubrificante do redutor sobre a correia e demais partes do transportador, o corpo do redutor é montado em cima de uma bandeja metálica.

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