Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias

Fique por dentro de todas as novidades da Imepel

Linha
Imagem Principal

Redução de custos: Imepel desenvolve rolo que gera redução de custos em mina

Compartilhar:

03/02/2014

Visitar os clientes, avaliar os processos e desenvolver soluções são atitudes que tem diferenciado a Imepel Indústria Mecânica no segmento de atuação. Um dos resultados mais recentes, onde a Imepel conseguiu oferecer economia e agilidade ao cliente, aconteceu na Mina de Timbopeba, da empresa Vale, onde foram desenvolvidos rolos para substituir tambores. A mudança se deu após os engenheiros e técnicos da Imepel realizarem um estudo devido às constantes paradas para troca dos rolamentos dos mancais, prejudicados principalmente pela umidade excessiva. O objetivo era diminuir os impactos das paradas não programadas na produtividade da área. A solução para o problema foi desenvolvida pelos profissionais da Imepel e deu tão certo que a mudança também foi implantada nas unidades Mina de Alegria e Mina de Brucutu, ambas da Vale.


Antes da mudança, os rolamentos dos tambores eram trocados frequentemente, tendo vida útil considerada muito baixa, algo em torno de 30 dias. Além disso, as paradas frequentes refletiam significativamente na produtividade da área. Para solucionar o problema, engenheiros e técnicos da Imepel foram ao local com o objetivo de discutir a possibilidade de adaptação ou fabricação de um rolo que pudesse substituir tais tambores. De acordo com o técnico responsável pelo projeto, José Ronaldo Mendonça, foram coletados os dados e características técnicas do equipamento e avaliadas as condições para desenvolver soluções adequadas. “Após a análise, a Imepel dimensionou um rolo de retorno plano com revestimento de borracha, para a substituição do tambor. Então foram fabricadas cinco unidades em caráter de teste para verificar a viabilidade de aplicação e a durabilidade dos elementos em comparação ao tambor”, explica.


A atividade dos rolos desenvolvidos pela Imepel e implantados na Mina de Timbopeba, segundo Mendonça, foi acompanhada por oito meses, sendo que o funcionamento foi considerado similar ao dos tambores, com a vantagem de ser mais leve, ter vida útil muito maior e evitar as paradas não programadas de produção, o que contribuiu para aumentar a produtividade. “O rolo desenvolvido superou as expectativas de desempenho, minimizando os riscos de acidentes na sua troca e diminuindo a exposição dos colaboradores devido o peso inferior ao do tambor. Também foram eliminadas as paradas corretivas do equipamento para a troca dos rolamentos, aumentando a produtividade e evitando gastos com equipamentos e manutenção”, afirmou Mendonça.

Linha