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Solução para prevenção e combate aos incêndios em transportadores de correia

 

 

Os transportadores contínuos são conhecidos por serem um meio de transporte a granel extremamente barato e confiável, que demanda pouca intervenção de manutenção. Por este motivo, é um dos meios de movimentação de granéis mais utilizado no mundo.

 

O grande vilão deste tipo de sistema é a contaminação do sistema rolante dos componentes que gera e transmite o movimento da carga. Como geralmente são sistemas grandes que ligam pontos com dezenas ou até centenas de metros de distância entre si, o acompanhamento dos componentes de forma regular requer muita disciplina e por muitas vezes acontecem imprevistos que podem gerar enormes transtornos ao sistema.

 

Um rolamento travado, por exemplo, pode gerar o aquecimento por atrito do rolo com a correia, e quando o rolo é fabricado no mesmo material da correia, o acréscimo de temperatura é muito rápido, podendo gerar a autocombustão do revestimento de borracha do rolo. A depender da situação e das proporções tomadas, o transportador pode ser inutilizado e virar sucata.

 

Pensando nestes riscos operacionais e buscando aumentar a confiabilidade dos seus produtos, a IMEPEL vem desenvolvendo soluções para mitigar as paradas nos transportadores e aumentar a vida útil de seus produtos, bem como proporcionar a segurança da operação. Desta forma, apresentamos o revestimento de borracha vulcanizada, atendendo aos critérios mais exigentes da norma UL94, a classificação V-0, com características demonstradas abaixo:

 

 

Além de gerar maior confiabilidade, os rolos de retorno e/ou impacto com propriedade retardante de chamas geram custos menores de operação, podendo reduzir de forma significativa o seguro da planta.

 

 

Lembre-se sempre: ao identificar um ponto de início de chamas no transportador, não desligue o sistema sem antes controlar e extinguir o foco das chamas, pois ao parar o transportador as chamas irão se propagar com uma velocidade muito maior através da correia, fazendo com que o incêndio tome proporções maiores, podendo inutilizar o transportador por completo.

 

 

       

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