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Linha

Revestimento com Pintura Eletrostática Epóxi

A pintura eletrostática é uma das formas de pintura mais resistente e efetiva existente. Essa pintura utiliza um processo diferenciado por meio de cargas elétricas para a fixação da tinta.
Além de proporcionar pintura homogênea e resistente, neste processo todo o resíduo de tinta que não adere ao rolo volta a cabine de aplicação de tinta. Nossa estufa automatizada tem a capacidade de pintar 100.000 peças / mês em apenas um turno de trabalho, atendendo a demanda nacional e de exportação.

 

PRINCIPAIS VANTAGENS:
As principais vantagens são que a tinta é totalmente ecológica pois não tem solvente, é de fácil aplicação e o resultado de aderência é incrível.
A pintura fica mais resistente do que a pintura comum e a peça não ficará sem cor, mesmo muito manuseada, comprimida ou flexionada.
Esta é a razão para a utilização dessa técnica na industria automobilística, tornando a pintura eletrostática mais resistente a arranhões, corrosão e outros tipos de danos.

SEM PRESENÇA DE CHUMBO NA TINTA:
A Imepel em sua preocupação com o meio ambiente e a saúde, desenvolveu em parceria com seus fornecedores o produto sem presencia de chumbo e metais pesados em sua composição.

O QUE É A PINTURA ELETROSTÁTICA?

Quando uma peça é pintada com pó químico, este recebe uma carga elétrica oposta à peça, fazendo com que o pó se fixe na peça. Após tal procedimento, a peça é levada à uma estufa.
Quando a estufa aquece, a tinta se liquefaz e posteriormente endurece, formando uma película de alto acabamento, uniformidade e resistência.

RECEBIMENTO DAS MATÉRIAS-PRIMA QUE SERÃO PINTADAS:

Os dois componentes dos rolos que passam pelo processo de pintura são os tubos e os flanges de aço que formam o corpo do rolo. Antes mesmo deles entrarem na linha de produção, a Imepel se preocupa em minimizar o processo de oxidação, exigindo que os tubos cheguem até nosso almoxarifado em cargas devidamente protegidas assim como os flanges.
No nosso estoque estes componentes ficam armazenados em ambientes cobertos, livres da ação do vento, e da contaminação de água ou poeira.

CORES E ESPESSURAS ADOTADAS PELA IMEPEL

A norma ABNT NBR 6678:2017 traz que os rolos e suportes devem ser protegidos por um sistema de pintura adequado ao ambiente de uso, sendo estabelecido em comum acordo entre o usuário e o fabricante. A mesma não indica espessuras específicas, mas sugere algumas cores.
Caso o projeto exija cores e espessuras específicas, a Imepel poderá atender, desde que esteja acordado técnica e comercialmente. Caso contrário, adotamos para rolos pintados com tinta pó, uma espessura mínima de película seca de 70 µm.
As cores de acabamento adotadas pela Imepel seguem conforme sugerido pela norma ABNT NBR 6678:2017:

  • Rolos (exceto os de balança): Alaranjado Segurança Munsell 2,5 YR 6/14;

  • Rolos de balança: Amarelo Segurança Munsell 5 Y 8/12;

  • Cavaletes: Azul Segurança Munsell 2,5 PB 4/10.

PROCESSO DE PINTURA A PÓ PARA ROLOS IMEPEL:

Os rolos pintados na cabine de pintura a pó da Imepel seguem basicamente quatro passos: Limpeza da superfície, aquecimento, deposição do pó e passagem pela estufa. Os rolos são devidamente fixados na monovia e seguem de forma seriada durante todo o processo. Os passos do processo de pintura estão descritos nos tópicos a seguir:

  • 1° PASSO: Para preparação da superfície, os corpos dos rolos metálicos passam por uma cabine de lavação.

  • 1.1 Através de bicos pulverizadores são lançados sobre os rolos desengraxantes que foram desenvolvidos especialmente para permitir uma boa aderência da tinta e impedir o desenvolvimento dos processos de corrosão. A durabilidade da tinta está diretamente ligada à eficácia do sistema de pré-tratamento do substrato;

  • 1.2 Seguindo pela cabine de lavação, os rolos passam por escovas giratórias, semelhantes às de lavações de carro;

  • 1.3 Por último eles passam por bicos pulverizadores que os enxaguam.

Para controle, no início de cada lote é realizado pelo próprio operador inspeção das peças que passam pelo processo de limpeza da superfície, onde utiliza-se um papel macio adequado que é passado ao longo de todo o comprimento do rolo. O papel deve ficar livre de impurezas após o processo.
A Imepel controla periodicamente os níveis de desengraxantes e águas dos tanques.
A preparação da superfície também pode ser realizada pelo processo de jateamento com metal abrasivo.

  • 2° PASSO: Após isso, os rolos passam por um forno de aquecimento o qual seca a superfície e retira a umidade oriundos do processo anterior. A temperatura média é de 120 °C.

  • 3° PASSO: Na cabine de pintura a pó as peças recebem a pintura eletrostática com a cor desejada.

  • 4° PASSO: Por último os rolos passam por uma estufa de cura onde as peças já saem devidamente prontas para serem montadas com eixo, rolamento e sistema de vedação. Esta montagem só ocorre após procedimento de inspeção e aprovação da pintura.

Durante este processo é realizado controle de velocidade para que a peça permaneça o tempo necessário dentro da estufa e a tinta atinja sua temperatura de cura.
A temperatura da estufa também é controlada por meio de termômetros digitais infravermelhos que devem ficar entre 215 °C e 230 °C garantindo que a peça saia com mais de 200 °C da mesma.

PROCEDIMENTO DE INSPEÇÃO:

Em todos os lotes são realizados três testes: Teste de aderência, teste de micragem e teste de tonalidade.

  • TESTE DE ADERÊNCIA: Serve para controlar a aderência da tinta na superfície do tubo. Seguimos a norma ABNT NBR 11003.

  • TESTE DE MICRAGEM: Serve para medir a espessura de película seca. É feito com o medidor de camada seca. A micragem pode ser exigida pelo cliente. Quando não exigida segue-se o padrão Imepel que é no mínimo 70 µm. Seguimos a norma ABNT NBR 10443.

  • TESTE DE TONALIDADE: Compara-se a cor final da peça com a tabela Pantone.

Todos os testes citados acima são realizados por profissionais devidamente treinados e capacitados para inspeção;
Testes amostrais destrutíveis são realizados periodicamente pelo controle de qualidade;
O Data-Book padrão Imepel acompanha relatório de micragem e aderência da pintura. Caso solicitado mais algum teste, a Imepel se dispõe a fazer, desde que acordado previamente.

VANTAGENS:

  • Totalmente ecológica pois não tem solvent e o pó excedente é reaproveitado pelo sistema.

  • Aplicação com maior velocidade e excelente resultado.

  • Acabamento liso espelhado e estética durável.

  • Alcance da tinta em cavidades de difícil acesso.

  • Diversidade de cores disponíveis no mercado nacional.

  • Rapidez na troca de cores durante o processo.

  • A aplicação ocorre em uma única camada em geral, alcançando espessura indicada sem necessidade de várias demãos.

  • Resistência à abrasão, corrosão, produtos químicos e manchas.

  • Resistência química e mecânica.

  • Resistência ao clima extremo, como os efeitos do sol, raios UV, calor, frio e umidade.

 

 


 

 

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