Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias

Fique por dentro de todas as novidades da Imepel

Linha
Imagem Principal

Ciclo de palestras relacionadas à segurança no trabalho inicia na Imepel

Compartilhar:

20/04/2016

A importância da proteção respiratória foi o tema que abriu o ciclo de palestras deste ano do treinamento de segurança da Imepel. A campanha “Você Seguro, Sua Família Tranquila” é realizada em parceria com Sesi – Serviço Social da Indústria – e tem o objetivo de conscientizar os colaboradores quanto aos cuidados com a saúde, destacando a relevância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) para a execução do trabalho de forma segura. Além da proteção respiratória, outros três temas serão trabalhados no decorrer deste ano.

A instrutora de educação corporativa do Sesi, Tatiane de Oliveira Monteiro, que ministrou a palestra sobre proteção respiratória, explica que o treinamento é uma importante forma de orientação para os colaboradores. “O funcionamento do sistema respiratório e as formas de prevenção às doenças foram alguns dos temas trabalhados durante o encontro”, explica. Durante o treinamento, os trabalhadores também participaram de atividades práticas, recebendo orientações sobre a correta colocação das máscaras de proteção respiratória.

Para a técnica em Segurança no Trabalho, Renata Bitencourt Batista, a orientação é a melhor forma de fazer com que os colaboradores compreendam que o uso de EPI´s é essencial para a saúde, embora algumas vezes equipamentos como os respiradores sejam desconfortáveis. “Os treinamentos reforçam a necessidade do uso dos equipamentos de segurança, fundamentais para proteger os trabalhadores”, justifica. Além dos treinamentos, de acordo com ela, todos os meses também é realizado na empresa o Diálogo de Segurança. “Na oportunidade reunimos os setores, passamos algumas orientações, e abrimos espaço para sugestões dos colaboradores quanto ao local de trabalho”, sublinha.

 

No ano passado, treinamentos surtiram resultados positivos

Os treinamentos voltados à segurança do trabalho começaram a ser realizados na Imepel no ano passado. A campanha “Seu corpo não tem peças de reposição” trabalhou temas como proteção dos membros inferiores – como pernas e pés, proteção dos olhos, proteção das mãos e proteção auditiva.

A técnica em Segurança no Trabalho, Renata Bitencourt Batista, explica que os resultados dos treinamentos sempre são positivos. “É perceptível a mudança no modo de pensar dos colaboradores quando o assunto é a segurança no trabalho. O objetivo é que eles se protejam e retornem todos os dias para casa com a mesma saúde com que vieram ao trabalho”, ressalta a especialista.

Linha