Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias

Fique por dentro de todas as novidades da Imepel

Linha
Imagem Principal

Imepel estreita laços voluntários com ONG de Moçambique

Compartilhar:

10/02/2014

Contribuir com entidades carentes e reconhecer a importância de colaborar com projetos de inclusão social no Brasil e no exterior é uma das ações corriqueiras da Imepel Indústria Mecânica. Tanto que uma das atividades desenvolvidas pela empresa é a colaboração com Organizações Não Governamentais (ONGs) que visam à inclusão social apoiando crianças, adultos e idosos carentes. Uma das ações mais recentes da Imepel foi a contribuição com a ONG Associação IDE: Inclusão, Desenvolvimento e Educação, de Moçambique, na África.


Atualmente, a maior parte dos trabalhos da ONG IDE está concentrada na unidade de Maputo, capital de Moçambique. Segundo o Coordenador do local, Otávio Luis da Rosa - brasileiro que está na cidade africana com a esposa e as filhas -, antes de iniciar os trabalhos da ONG foi feito um levantamento da situação social das comunidades do país. “Desde então a ONG vem apoiando igrejas cristãs locais, por meio do ensino de jovens com princípios da vida cristã e treinamento de lideranças, formando profissionais em comunicação visual e design gráfico (pequenos cursos práticos), apoiando atividades como decoração de eventos, reformas e instalações de igrejas, ajudando nos trabalhos de parto em uma pequena maternidade, criando atividades recreativas com crianças da comunidade e desenvolvendo o ensino de Street Dance e Ballet Clássico para crianças e adolescentes”, explica.


No ano passado, a ONG também passou a oferecer cursos de informática e Inglês, com o uso de equipamentos emprestados, conseguindo formar e declarar aptos para o trabalho dez pessoas com idade entre 15 e 50 anos. Neste ano, de acordo com Otávio, o projeto IDE Moçambique entra numa fase mais "madura e ousada” em que a ONG terá uma participação majoritária nas ações.  “Vamos começar a trabalhar com recursos próprios, alugando um imóvel na cidade de Maputo, adquirindo equipamentos como computadores e utensílios de cozinha”, afirma. Conforme ele, o foco estará firmado em oferecer inicialmente cursos de informática básica, cursos de vendas e atendimento a clientes, além de  atendimento a crianças em horário extra-classe, com refeição, recreação, ensino cristão e reforço escolar.

 

A importância das doações


A contribuição da Imepel, juntamente a outras doações, segundo o coordenador da ONG IDE, Otávio Luis da Rosa, dará condições de estabelecer projetos em Moçambique de forma mais autônoma. “Com os equipamentos que iremos adquirir teremos condições de atender pelo menos 100 adolescentes e jovens nos cursos de informática e vendas durante este ano”, enfatiza. Segundo ele, as crianças serão atendidas num local limpo e com conforto para o desenvolvimento. “Cada vez mais as pessoas entendem que não somos apenas indivíduos isolados tentando sobreviver, mas formamos uma humanidade. Quando compreendemos isso, vemos que temos responsabilidades com o nosso próximo”, conclui.


Mais informações sobre a ONG IDE, de Moçambique, podem ser obtidas pelo e-mail idemoz01@gmail.com.

Linha